AUTISMO: A PRÁTICA DO ENSINO ESTRUTURADO APLICADA À EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM TEA

O presente Curso está fundamentado nas necessidades vigentes que a escola do século XXI tem de adequar o currículo escolar aos alunos com autismo em termos de suas necessidades educacionais especiais. Diante do que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais em associação com o Modelo TEACCH (Treatment and Education of Ausc and Communication Handicapped Children), o curso pretende discutir a organização de serviços para crianças com autismo em idade escolar dentro da perspectiva psicoeducacional do ensino estruturado.
 
A oferta do curso justifica-se pela necessidade de capacitação de profissionais envolvidos com o autismo. Dados da literatura colocam que o diagnóstico precoce está cada vez mais frequente no Brasil, o que faz com que a demanda aumente e os casos de autismo comecem a aparecer no sistema educacional brasileiro, tanto no ensino inclusivo, quanto no atendimento educacional especializado. Desta forma, profissionais das áreas de saúde e educação
precisam conhecer como estas crianças pensam, aprendem e se comportam, para que programas de intervenção possam ser trilhados na busca de melhor qualidade de vida.
 
O FUTURO DA SUA CARREIRA PROFISSIONAL ESTÁ EM AUTISMO: A PRÁTICA DO ENSINO ESTRUTURADO APLICADA À EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM TEA?
 
Matricule-se agora!
 
Comece sua Pós-Graduação a distância com a garantia e qualidade.
 
 
Obs.: Este curso atende a todas as exigências do MEC, mas não se propõe a atender legislações específicas dos estados. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo entre o currículo proposto e as exigências da Secretaria de Educação de seu Estado, quando for o caso.
Mensalidade
 
Oferecemos mensalidades a preços acessíveis, que variam de acordo com os descontos especiais que facilitam ainda mais os seus estudos.
 
O valor integral das mensalidades para este curso de pós-graduação a distância é R$254,95. Entretanto, com os descontos pontualidade, a mensalidade pode chegar a somente R$159,00. Confira!
 
33,45% de desconto para pagamentos das mensalidades realizados até o dia 5 de cada mês = R$159,00
 
25,08% de desconto para pagamentos das mensalidades realizados até o dia 10 de cada mês = R$178,88
 
16,72% de desconto para pagamentos das mensalidades realizados até o dia 15 de cada mês = R$198,96
 
8,36% de desconto para pagamentos das mensalidades realizados até o dia 25 de cada mês = R$218,94
 
O curso de pós-graduação é dividido em 2 módulos:
 
Módulo Disciplinas
 
O aluno pagará a matrícula R$159,00+ treze mensalidades no valor de R$254,95 que, com os descontos, podem chegar a R$159,00 cada.
Nesta campanha os alunos terão desconto de 33,45% na matrícula, e poderá ter acesso a valores ainda menores nas mensalidades, conforme descontos convênio e pontualidade.
 
A Avaliação Interdisciplinar pode ser agendada a partir do término das 7 (sete) primeiras disciplinas e vai até o dia da apresentação em Banca Examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso. Existe a possibilidade de agendamento da Avaliação Interdisciplinar para a mesma data do TCC e realizá-los em um único dia.
 
Módulo Pesquisa
 
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
 
Ao término do módulo disciplinas, o aluno realizará a sua rematrícula para o TCC.
 
O acadêmico pagará a matrícula R$159,00 + duas mensalidades no valor de R$254,95 que, com os descontos, podem chegar também a R$159,00 cada.
Nesta campanha os alunos terão desconto de 33,45% na rematrícula, e poderão ter acesso a valores ainda menores nas mensalidades, conforme descontos convênio e pontualidade.
 
 
Observação: O processo é válido para alunos que estão ingressando a partir de 3 de março de 2017, nos cursos de pós-graduação.
MATRIZ CURRICULAR
Nossos materiais didáticos estão atualizados até a data da sua última revisão. Porém, desde este período podem ter ocorrido informações ainda mais recentes que, por enquanto, não contemplamos no material didático do curso no momento em que este foi contratado por você. Este caso é mais comum em situações que envolvem legislações usadas como referência de disciplinas. Mas não se preocupe, muito em breve essas informações serão novamente revisadas e o seu material didático mais uma vez atualizado.
 
MÓDULO DISCIPLINAS
 
1) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO – 40 horas
 
Transtornos do espectro do autismo. Movimentos teóricos e diagnóstico diferencial. História e caracterização do autismo e dos transtornos do espectro do autismo. Diagnóstico dos transtornos do espectro do autismo – CARS, MCHAT, DSM, CID. Diagnóstico. Diferencial. Critérios. Diagnósticos a partir das manifestações comportamentais e suas relações com a aprendizagem. Instrumentalização.
 
2) COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NOS TEA – 40 horas
 
Comunicação. Linguagem. Fala. Acuidade perceptual. Integridade cognitiva.
Aquisição e desenvolvimento típicos de linguagem no primeiro ano de vida.
Comportamentos comunicativos intencionais. Desenvolvimento de linguagem entre 01 e 02 anos. Ritmo e rota de desenvolvimento de linguagem.
Desenvolvimento semântico-lexical. Desvios semânticos; Desenvolvimento morfossintático. Desenvolvimento narrativo-pragmático. Desenvolvimento fonético-fonológico. Transtornos do Espectro Autismo: caracterização, diagnóstico. Síndrome de Asperger. Autismo de alto funcionamento. Modelos de intervenção para estimulação de linguagem no autismo. Objetivos da intervenção no Autismo. Abordagem funcional em crianças com linguagem oral restrita e mais ampla. Trabalho com a família de crianças com a linguagem oral restrita e mais ampla. Objetivos da intervenção clínica e educacional nos TEA. Inclusão escolar da criança com autismo.
 
3) INTERVENÇÃO COM FAMÍLIAS: CONCEITOS, TEORIAS E APLICAÇÃO – 40 horas
 
O conhecimento básico necessário sobre o conceito de família e o desenvolvimento humano na perspectiva sistêmica e intervenções com famílias de pessoas com autismo.
 
4) PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AUTISMO – 80 horas
 
Autismo e as práticas pedagógicas. O autista no espaço escolar. Plano de intervenção escolar para inclusão escolar. Currículo funcional e adaptado. O professor e o processo de ensino do aluno autista. Avaliação e mediação.
5) O ENSINO ESTRUTURADO NA ABORDAGEM TEACCH – 60 horas
O ensino estruturado para a aprendizagem de crianças com autismo. Descrição do programa TEACCH. Estudos formais e informais. Aplicabilidade de programas estruturados em situação clínica e escolar.
 
6) ADEQUAÇÕES E ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM AUTISMO
– 50 horas
 
Adequações/adaptações curriculares a luz do ensino estruturado. Organização de programas com base na escola inclusiva. Propostas alternativas psicopedagógicas para a pessoa com autismo. Análise de material escolar.
 
7) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – 30 horas
 
Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana.
O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura).
Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.
 
8) CONCEITOS ATUAIS EM AUTISMO – 80 horas
 
Capacitação profissional: definições e tipos/Importância da formação continuada na capacitação profissional. Novas metodologias na promoção da capacitação profissional. Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Atualidades científicas nos TEA. TEA: Estado da artehistórico e perspectivas futuras de investigação.
 
MÓDULO PESQUISA
Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.
 
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 60 horas
 
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico, escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação presentes no Manual de TCC.
 
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:
 
Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição. Apresentação do artigo científico perante uma Banca Examinadora composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.
 
CARGA HORÁRIA TOTAL: 480 HORAS
Especializar profissionais para atuação com alunos autistas em idade escolar dentro do modelo generalista do ensino estruturado a partir dos princípios da abordagem TEACCH.
Utilizamos uma metodologia inovadora para atender todas as necessidades do aluno no processo de ensino/aprendizagem/avaliação. No portal educacional, o acadêmico tem todas as ferramentas necessárias para concluir o curso da sua escolha com excelência e satisfação, sem precisar ir até uma sala de aula. Para isso, se utiliza dos seguintes materiais e tecnologias:
 
Videoaulas: mais de 03 (três) horas de gravações, por Disciplina, que poderão ser utilizadas quantas vezes desejar, no seu melhor momento de estudo.
 
Material Didático: Disponível para acesso online ou para download. Conta com livro ou artigo científico produzido para cada Disciplina, além de outros materiais complementares como vídeos, slides, links de internet, cases etc.
 
Sistema de Avaliação: Realização de provas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (Provas Objetivas) – Prova Presencial (Avaliação Interdisciplinar), e apresentação do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. No relativo as avaliações presenciais, ocorrem somente em dois momentos, no Polo, com a presença do acadêmico: o primeiro momento é o da Avaliação Interdisciplinar – que ocorre a partir do término dos estudos das 7 (sete) primeiras Disciplinas do “Módulo Disciplinas”, e vai até a data agendada para a apresentação do TCC; e, o segundo, é o da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso para uma Banca Examinadora.
 
Interatividade: Provas e exercícios online, e troca de experiências com pessoas de todo o Brasil, via chat, em momentos de mesa redonda e debate sobre temas diversos. O acadêmico ainda pode contar com o apoio de professores e outros profissionais à distância, especializados no conteúdo da disciplina, que realizam o atendimento online (assíncrono) relativos a dúvidas pedagógicas e a outras informações.
 
Duração do Curso: Os cursos de Pós-Graduação podem ser concluídos em 6 meses, com a realização do Módulo Disciplinas em 4 meses, e do TCC em 2 meses. Porém a duração depende da disponibilidade do aluno em cumprir as tarefas propostas, dentro do prazo máximo de 12 meses (1 ano). A entrega da certificação poderá compreender 90 dias após a conclusão de todas as atividades, disciplinas e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, no caso do acadêmico estar com toda a documentação em dia.
Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, professores e graduados de áreas afins.
Maria Elisa Granchi Fonseca - Mestre
Simone Aparecida Lopes-Herrera - Doutora
Ulisses Herrera Chaves - Doutor
Antônio Eugênio Cunha - Doutor
Juliana Ciola Baptistella - Especialista
Michelle Souza Julio Knaut - Mestre
MATRICULE-SE AQUI