Educação Inclusiva, especial e políticas de inclusão

O FUTURO DA SUA CARREIRA PROFISSIONAL ESTÁ EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM POLÍTICAS DE INCLUSÃO?
 
A formação continuada de professores é um processo de ensino intencional que tem
como objetivo a melhoria da prática em sala de aula e, também, de investigação. Nessa
direção, o curso justifica-se pela necessidade de especializar profissionais que atuam na
área da educação para que se atualizem, discutam, reflitam e compreendam a
importância da educação especial e inclusiva, bem como desvelem e desmistifiquem as
políticas de inclusão.
 
Desta forma, considera-se que é através do estudo dos processos de ensinar e aprender
que os professores podem refletir sobre o que tem feito e como podem fazer diferente
para irem em busca da ampliação e inovação de sua prática pedagógica. Neste sentido, o
curso tem como objetivo a formação continuada e o aperfeiçoamento profissional de
professores e demais   profissionais que atuam   na Educação e que estão preocupados e
interessados nos processos de inclusão. O curso foi planejado no que se refere a
princípios e fundamentos da educação inclusiva e especial, aos conhecimentos
específicos, as propostas de avaliação e intencionalidade pedagógica, que buscam
desenvolver habilidades essenciais para aperfeiçoar o fazer docente.
 
A educação escolar é considerada direito fundamental, principalmente a escolarização
dos indivíduos com necessidades especiais. Apesar dos avanços obtidos nas últimas
décadas, é importante ressaltar que a passagem de uma classificação a outra não
significa que o precedente não existe mais. Não é porque falamos de inclusão que a
exclusão é coisa do passado, ou seja, ela ainda se faz presente em diversos contextos e
cabe aos profissionais da educação desenvolver práticas efetivamente inclusivas nas
escolas. Para uma proposta com essas características, o que se prioriza é o papel de
educadores e educadoras com um domínio de conhecimentos necessários para serem
autores de sua própria prática, ou seja, que os profissionais da educação incorporem
novos conhecimentos e práticas no trabalho com a inclusão escolar.
 
Obs.: Este curso atende a todas as exigências do MEC, mas não se propõe a atender
legislações específicas dos estados. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo
entre o currículo proposto e as exigências da Secretaria de Educação de seu Estado,
quando for o caso.

 

Oferecemos mensalidades a preços acessíveis, que variam de acordo com o plano de
pagamento e os descontos especiais que facilitam ainda mais os seus estudos.
 
A partir 03/08 lançamos as novas possibilidades de parcelamento, para que você escolha
qual o formato de pagamento da sua Pós-Graduação que mais combina com o seu gosto
e com o seu bolso!
O valor integral deste curso de pós-graduação a distância é R$2471,82. Este é o preço
total pago para continuar seus estudos e investir na sua carreira. Porém temos várias
possibilidades de pagamento que, com o Desconto Pontualidade, oferecem parcelas
ainda mais interessantes e reduzem o valor total do curso. Confira!
 
Você pode parcelar este valor em 1x:
O pagamento a vista tem 31,77% de desconto = R$1686,49
 
Você pode parcelar este valor em 6x:
E a parcela bruta será de R$411,97
Se pagas até o dia 5 de cada mês tem 23,35% de desconto = R$315,79
Se pagas até o dia 10 de cada mês tem 17,51% de desconto = R$339,83
 
Se pagas até o dia 15 de cada mês tem 11,67% de desconto = R$363,88
Se pagas até o dia 25 de cada mês tem 5,84% de desconto = R$387,92
 
Você pode parcelar este valor em 9x:
E a parcela bruta será de R$242,64
Se pagas até o dia 5 de cada mês tem 26,23% de desconto = R$202,60
Se pagas até o dia 10 de cada mês tem 19,67% de desconto = R$220,61
Se pagas até o dia 15 de cada mês tem 13,12% de desconto = R$238,62
Se pagas até o dia 25 de cada mês tem 6,56% de desconto = R$256,63
 
 
Você pode parcelar este valor em 12x:
E a parcela bruta será de R$205,98
Se pagas até o dia 5 de cada mês tem 18,13% de desconto = R$168,64
Se pagas até o dia 10 de cada mês tem 13,59% de desconto = R$177,98
Se pagas até o dia 15 de cada mês tem 9,06% de desconto = R$187,31
Se pagas até o dia 25 de cada mês tem 4,53% de desconto = R$196,65
 
Você pode parcelar este valor em 15x:
E a parcela bruta será de R$164,78
Se pagas até o dia 5 de cada mês tem 20% de desconto = R$131,83
Se pagas até o dia 10 de cada mês tem 15% de desconto = R$140,06
Se pagas até o dia 15 de cada mês tem 10% de desconto = R$148,30
Se pagas até o dia 25 de cada mês tem 5% de desconto = R$156,54
 
 
Você pode parcelar este valor em 18x:
E a parcela bruta será de R$ 137,32
Se pagas até o dia 5 de cada mês tem 18,40% de desconto = R$112,05
Se pagas até o dia 10 de cada mês tem 13,80% de desconto = R$118,37
Se pagas até o dia 15 de cada mês tem 9,20% de desconto = R$124,68
Se pagas até o dia 25 de cada mês tem 4,60% de desconto = R$131,00
 
Neste modelo o aluno é isento do valor das mensalidades do Módulo 2 (TCC).
Para realizar a matrícula para o Módulo 2 é necessário que todas as parcelas do Módulo
1 (Disciplinas) estejam quitadas.
 
A Avaliação Interdisciplinar pode ser agendada a partir do término das 6 (seis)
primeiras disciplinas do Módulo Disciplinas e vai até o dia da apresentação em Banca
Examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso. Existe a possibilidade de
agendamento da Avaliação Interdisciplinar para a mesma data do TCC e realizá-los em
um único dia.
 
Nossos materiais didáticos estão atualizados até a data da sua última revisão. Porém, desde este período podem ter ocorrido informações ainda mais recentes que, por enquanto, não contemplamos no material didático do curso no momento em que este foi contratado por você. Este caso é mais comum em situações que envolvem legislações usadas como referência de disciplinas. Mas não se preocupe, muito em breve essas informações serão novamente revisadas e o seu material didático mais uma vez atualizado.
 
MÓDULO DISCIPLINAS
1) FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE – 20 horas
Formação de professores: concepções e tendências. Formação inicial e continuada: contextualização, movimentos, propostas. O sujeito e a relação com o saber.  A constituição histórica do trabalho docente. A identidade, a ética profissional e o compromisso social da função docente.  Os saberes e os fazeres docentes. Profissionalidade, pesquisa e cultura nos espaços escolares e não escolares.
 
2) EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 20 horas
Histórico político e social da inclusão.  Legislação brasileira.  Processos de implementação da proposta de educação inclusiva no sistema escolar. A dinâmica da inclusão no cotidiano da sala de aula, a docência, a gestão, os alunos e a perspectiva culturalista. Abordagens pedagógicas inclusivas:  deficiência visual e auditiva; deficiência física e intelectual; TDAH; altas habilidades; Adaptações curriculares da escola inclusiva.
 
3) TEORIAS DA APRENDIZAGEM – 40 horas
As escolas   teóricas:  interacionismo, sócioconstrutivismo, epistemologia genética, psicanálise, psicogenética, pós-construtivismo. Processos de Aprendizagem. A prática docente e as teorias da aprendizagem. Linguagem, cognição, afeto e motivação na dinâmica do aprender.
 
4) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL – 30 horas
Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para a Política Nacional de Educação Especial no contexto das políticas públicas de Inclusão. Organização dos sistemas de ensino, considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais e legislação de ensino. Análise de antigos e novos textos das LDBs texto da (Leis 4.024/61; 5.692/71 e 9.394/96), focando a construção do projeto político-pedagógico da escola, a noção de sistema, bem como os níveis e modalidades de ensino existentes. Conferência Nacional de Educação Básica. O processo de inclusão da Pessoa com Deficiência e necessidades educacionais especiais no ensino regular e na sociedade. O Conceito de Pessoa com Deficiência. Principais leis de amparo à Pessoa Portadora de Deficiência: Constituição da República Federativa do Brasil, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A contribuição do Serviço Social na efetivação dos direitos da pessoa com deficiência.
 
5) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 40 horas
Introdução à Psicologia do Desenvolvimento. Gravidez e Desenvolvimento: contribuições de Bowlby e Winnicotti.  O brincar no desenvolvimento infantil. Os contos e a literatura infantil no desenvolvimento. Psicomotricidade e o desenvolvimento da criança na fase pré-escolar. Os anos pré-escolares: aspectos cognitivos, afetivos, sociais e morais. Concepção de (a) normalidade a partir de Canguilhem. Alteridade deficiente.
 
 6) INTERVENÇÃO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL – 20 horas
Bases e fundamentos da intervenção precoce no desenvolvimento. Modelos de Organização dos serviços.  Avaliação e Diagnóstico em IP. O processo de Intervenção. Organização das equipes.
 
7) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – 30 horas
Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.
 
8) NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM – 30 horas
Conceito de Neurociência. Aprendizagem e Memória.  Neurociência Moderna e Translacional. Neurobiologia. Neurogenética. Neuroesmulação. Neurofisiologia.
 
9) DEFICIÊNCIA AUDITIVA: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O TRABALHO DE INCLUSÃO – 20 horas
Conceito de deficiência auditiva/surdez. Características. Efeitos sobre a aprendizagem. Possibilidades de intervenção na escola. Comunicação alternativa. Alternativas educacionais, adaptação de material e avaliação.
 
10) DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O TRABALHO DE INCLUSÃO – 20 horas
Conceito de deficiência visual/cegueira. Características. Efeitos sobre a aprendizagem. Possibilidades de intervenção na escola. Alternativas educacionais, adaptação de material e avaliação.
 
11) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO E TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O TRABALHO DE INCLUSÃO – 40 horas
Conceito de TEA e os principais problemas de conduta. Características. Efeitos sobre a aprendizagem. Possibilidades de intervenção na escola. Alternativas educacionais, adaptação de material e avaliação. TEACCH e organizadores visuais.
 
12) DEFICIÊNCIA MOTORA E PARALISIA CEREBRAL: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O TRABALHO DE INCLUSÃO – 20 horas
Conceito de deficiência motora/paralisia Cerebral (PC) – Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância (ECNPI). Fundamentos do comportamento motor aplicados à deficiência psicomotora. Abordagem das principais características das deficiências   psicomotoras/ECNPI. Avaliação do aluno com Deficiência motora/ECNPI. Efeitos sobre a aprendizagem. Possibilidades e formas de intervenção na escola. Alternativas educacionais, adaptação de materiais e equipamentos.
 
13) DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O TRABALHO DE INCLUSÃO – 20 horas
Conceito de deficiência intelectual. Características. Efeitos sobre a aprendizagem. Possibilidades de intervenção na escola. Alternativas educacionais, adaptação de material e avaliação.
 
14) PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MEDIAÇÃO ESCOLAR – 40 horas
Conceito de mediação escolar. Aplicabilidade e funcionalidade. Práticas mediadoras, instrumentos de mediação e ensino colaborativo na escola inclusiva.
 
 
 
MÓDULO PESQUISA
Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.
 TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 60 horas
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico, escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação presentes no Manual de TCC.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:
Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
Apresentação do artigo científico perante uma Banca Examinadora composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.
 
 
CARGA HORÁRIA TOTAL: 450 HORAS

Especializar profissionais para atuarem junto a pessoas com necessidades educacionais diferenciadas. Na era da diversidade, a capacitação e o aprimoramento de educadores para a inclusão de alunos na rede comum e elaboração de currículos diferenciados é condição para a construção de cidadãos formadores de um novo futuro.

Utilizamos uma metodologia inovadora para atender todas as necessidades do aluno no processo de ensino/aprendizagem/avaliação. No portal educacional, o acadêmico tem todas as ferramentas necessárias para concluir o curso da sua escolha com excelência e satisfação, sem precisar ir até uma sala de aula. Para isso, se utiliza dos seguintes materiais e tecnologias:
 
Videoaulas: mais de 03 (três) horas de gravações, por Disciplina, que poderão ser utilizadas quantas vezes desejar, no seu melhor momento de estudo.
 
Material Didático: Disponível para acesso online ou para download. Conta com livro ou artigo científico produzido para cada Disciplina, além de outros materiais complementares como vídeos, slides, links de internet, cases etc.
 
Sistema de Avaliação: Realização de provas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (Provas Objetivas) – Prova Presencial (Avaliação Interdisciplinar), e apresentação do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. No relativo as avaliações presenciais, ocorrem somente em dois momentos, no Polo, com a presença do acadêmico: o primeiro momento é o da Avaliação Interdisciplinar – que ocorre a partir do término dos estudos das 7 (sete) primeiras Disciplinas do “Módulo Disciplinas”, e vai até a data agendada para a apresentação do TCC; e, o segundo, é o da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso para uma Banca Examinadora. ​​ ​​
 
Interatividade: Provas e exercícios online, e troca de experiências com pessoas de todo o Brasil, via chat, em momentos de mesa redonda e debate sobre temas diversos. O acadêmico ainda pode contar com o apoio de professores e outros profissionais à distância, especializados no conteúdo da disciplina, que realizam o atendimento online (assíncrono) relativos a dúvidas pedagógicas e a outras informações.
 
Duração do Curso: Os cursos de Pós-Graduação podem ser concluídos em 6 meses, com a realização do Módulo Disciplinas em 4 meses, e do TCC em 2 meses. Porém a duração depende da disponibilidade do aluno em cumprir as tarefas propostas, dentro do prazo máximo de 12 meses (1 ano). A entrega da certificação poderá compreender 90 dias após a conclusão de todas as atividades, disciplinas e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, no caso do acadêmico estar com toda a documentação em dia.

Graduados na área da Educação, Psicólogos e outros profissionais em busca de aperfeiçoamento sobre a educação especial e inclusiva.

Maria Cristina Elias Esper Stival - Doutora
Mônica Caetano Vieira da Silva - Mestre
Daniela Elaine Jungles - Mestre
Luiz Antonio Souza de Araujo - Mestre
Maísa Helena Ravanini Fick - Mestre
Vitor Daniel Ferreira Franco - Doutor
Vania Canterucci Gomide - Doutora
Patrícia Gonçalves Rombe - Mestre
Priscila Soares Vidal Festa - Mestre
Isabella Villegas - Doutora - Carlos Mosquera - Doutora
Maria Elisa Granchi Fonseca - Mestre
Mônica Cristiane David - Mestre
Michelle Souza Julio Knaut - Mestre
 
MATRICULE-SE AQUI